quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mania ou loucura de colecionar?


Lisa Courtney entrou para o Guinness com a maior coleção de Pokemons da história.
Já são 12.113 brinquedos (1)

Hoje vamos falar de manias.

Mania de colecionar bonecas, carros em miniatura e em tamanho natural (uma mania mais cara), colecionar papéis, discos em vinil, cd's, dvd's, fazer a casa virar um "museu" de objetos antigos ou que remetam para a vida de algum artista que a pessoa simplesmente adora.

Em tempos passou num programa um casal que coleciona um tal boneco americano, têm mais de 5000 e construíram belas casas para os bonecos ficarem confortáveis, tem uma climatização adequada etc. O casal já vive noutras condições porque os "filhos" ficam com os privilégios. O casal vai todas às noites contar "estórias infantis" para os bonecos e já assumiram as vozes dos mesmos. Andam pela rua com o primeiro boneco e ele fala com as pessoas, aliás, para não nos perdermos, o Senhor fala como se o boneco falasse. Fazem reuniões em casa, montam um verdadeiro parque de diversões, colocam os bonecos no carrossel a darem voltinhas e comentam "Ah, eles não estão com medo!", isso pq ainda não tinham dado o tal passeio, depois se mostram imensamente satisfeitos e ao mesmo tempo preocupados com a queda do boneco, também dizem "Ele está tão feliz".

Também existem os fanáticos por algum artista, depois colecionam tudo que vende em cada esquina que possa ter a cara ou algo que remeta para esta paixão. Duvidamos que o Mick Jagger ande com a casa dele cheia daquela língua pra fora :)

Depois os colecionadores de namoradas, sim, tb podemos dizer que são coleções, têm uma aqui, outra ali e desta forma, a lista aumenta. Safados? Não, colecionadores...lol

Já ninguém sabe onde mora a loucura, estamos no momento em que fazendo algo e não nos atrapalhando, todos fazem o que desejam, sem serem considerados desajustados mentalmente....lol

Por outro lado, alguns especialistas dizem que viver a vida de um artista, não é de todo saudável, é preciso admirar sem querer ser o outro e esquecer-se do que é a sua própria identidade.

Pensamos em paixões...que sejam positivas...que façam bem...

Qual a sua mania?

(1)Fonte:http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2010/05/04/alguns-das-mais-inusitadas-colecoes-do-mundo/

4 comentários:

  1. Minhas coleções nunca deram muito certo, sempre me canso, por isso não entendo como alguém pode enlouquecer por algo. Tenho colecionado xícaras e canecas para chá, mas nada com fanatismo, de vez em quando eu compro ou ganho uma, acho que assim é bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ederson!
      Tudo bem?
      Eu nunca fui de coleções no sentido de comprar tudo e mais alguma coisa que remetesse para a tal "paixão". Gosto de algumas coisas, mas nada com o toque de colecionadora, compro o que gosto e quando quero, mas nada em exagero :)

      Eliminar
  2. Eu coleciono coisas desde criança... adesivos, papel de carta, gibis, figurinhas... hoje em dia não me puxo em nenhuma coleção, mas gosto de ter livros, quanto mais melhor. Já essa história de colecionar itens sobre pessoas, os "famosos", aí tem que ter limites. Uma coisa é você admirar o trabalho de uma pessoa, outra coisa é criar uma veneração cega, às vezes a ponto de quase incorporar o artista e perder sua própria identidade... fanatismo é péssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oláaaaa!
      Eu nunca me envolvo propriamente para colecionar :) quanto aos livros, não os vejo como colecionadora, apenas gosto de ler, então é inevitável que gaste com eles. De qq forma, poderia dizer que compro os livros da Clarice Lispector, mas é por gostar do que escreve, se fosse colecionadora, compraria o mesmo título em edições diferentes etc, mas não é o caso :)
      Famosos, nada, gosto de alguns, mas não compro nada...lol

      Eliminar