quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Steve Jobs e o Storytelling


Anteriormente falamos em Storytelling, hoje retomamos o tema para ressaltar à importância de quem consegue “contar uma história” mesmo que não tenha em mente estar a colocar em prática tal ferramenta.

Estas histórias podem ser criadas com a própria história da organização ou através de lendas que podem sustentar os valores que se pretende compartilhar e desenvolver junto às pessoas que fazem parte da organização. As histórias não precisam ser complexas, pelo contrário, podem falar de coisas simples e serem desenvolvidas com alta tecnologia.

Podemos “inspirarmo-nos” na história do co-fundador da Apple, Steve Jobs, considerado um dos primeiros grandes líderes mundiais das novas tecnologias, fazia uso das histórias e lendas para construir uma cultura corporativa que trazia a visão e as “suas” ambições. Para definir uma visão grandiosa muito além do âmbito de qualquer indivíduo, Steve Jobs usava a ferramenta Storytelling, mesmo que pudesse ser de forma intuitiva.

Steve Jobs falava muito pouco do seu sucesso financeiro, dando ênfase a missão “revolucionária” do Macintosh. Os lucros gerados eram consequência de um trabalho em que as pessoas buscavam deixar a sua marca na história, este sim, era o grande objetivo.
Steve Jobs construiu uma história que pertence à sua empresa. Assim sendo, “o líder deve personificar a história porque ele tem que vivê-la”.(1)
Steve Jobs, criou uma paixão que está para além de uma marca.

(1)Sadowsky, J. & Roche, L. (2004) Stories and Storytelling: An Example of Best Practice of Leadership in a High-Tech Environment, pp. 1-8.

 

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