terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Papel entre nós




Se tem algo que a maioria não abre mão é de escrever algo numa folha de papel, a evolução tecnológica que nos traz outros meios de escrita, mas que em nada traduz o encanto de ter registros feitos no velho e bom companheiro. Alguns escritores já confessaram que só com a escrita diretamente no papel é que sentem que suas ideias são acompanhadas, parece que se digitarem irão perdê-las pelo caminho.

Não há dúvidas que a descoberta do papel transformou a nossa existência. Assim sendo, vamos conhecer um pouco mais sobre o nosso "amigo". Recorremo-nos à fonte referida no final do texto para viajarmos pelo "mundo do papel".

A viagem começa agora :)
Antes da descoberta do papel Antes do Homem descobrir o papel, utilizou diferentes suportes para fazer registos: Na Índia, usavam as folhas de palmeiras, os esquimós utilizavam ossos de baleia e dentes de foca. Na China os livros eram feitos com conchas e cascos de tartaruga e posteriormente em bambu e seda. Os Maias e os Astecas guardavam as informações de matemática, astronomia e medicina em cascas de árvores, chamadas "tonalamatl". Entre os outros povos era comum o uso da pedra, barro …

As matérias-primas mais utilizadas antes da descoberta e divulgação do papel, foram o papiro e o pergaminho. O papiro, foi inventado pelos egípcios e apesar da sua fragilidade, uma vez que derivava da medula dos caules da planta com o mesmo nome, foi empregue em milhares de documentos que chegaram até nós. O pergaminho era muito mais resistente, pois tratava-se de pele de animal, geralmente carneiro, bezerro ou cabra, no entanto este material tinha um custo muito elevado. Estes dois últimos antecederam a descoberta do papel.

Segundo consta, o papel foi inventado na China no ano 105 d.C. por T'sai Lun. Este funcionário do Imperador, produziu uma substância feita de fibras da casca da amoreira, restos de roupas e de outras plantas, humedecendo e batendo a mistura até formar uma pasta. Usando uma peneira e secando esta pasta ao sol, a fina camada depositada transformava-se numa folha de papel. Diz-se que os chineses mantiveram o segredo do seu fabrico durante cerca de 700 anos, até que os Árabes, após invadirem o seu território, apoderaram-se deste segredo e divulgaram-no por toda a costa do Mediterrâneo. No século XIV, Renascimento, Já existiam fabricas espalhadas por toda a Europa.

O fabrico do papel : 

O fabrico do papel A matéria-prima para o fabrico do papel obtém-se a partir de fibras vegetais, como as da madeira. Pode também ser fabricado a partir de papel velho ou trapos de linho e de algodão. Todos estes materiais contêm celulose (substância que existe nas células vegetais e que funciona como cola) fazendo as fibras aderirem entre si. É a partir das fibras celulósicas diluídas em água, comprimidas (prensadas) e secas, que se obtém o papel.

O papel nos nossos dias : 

O papel nos nossos dias

Medidas : 

Medidas O papel apresenta-se no mercado com medidas normalizadas, isto é, com medidas sempre iguais. A designação que se convencionou para as folhas é representada pela letra A, seguida de um algarismo indicador da dimensão da folha: A0, A1, A2, A3, A4…

A folha A0 é aquela que ainda não sofreu nenhum corte.Cada número que aparece após a letra A, significa o número de cortes que foram executados na folha A0. : 

A folha A0 é aquela que ainda não sofreu nenhum corte.Cada número que aparece após a letra A, significa o número de cortes que foram executados na folha A0.

A escolha do tipo de papel a empregar depende da função que lhe queremos dar, por isso, devemos ter em conta as suas características:

A escolha do tipo de papel a empregardepende da função que lhe queremos dar, por issodevemos ter em conta as suas características: Gramagem - espessura e peso do papel (fino e leve, grosso e pesado…) Resistência – a espessura e constituição do papel (mais ou menos difícil de rasgar) Textura – a superfície (lisa, rugosa, áspera, sedosa…)

Existem vários tipos de papéis, uns mais indicados para determinadas funções do que outros:

Existem vários tipos de papéis, uns mais indicados para determinadas funções do que outros: papéis para escrita, papéis de embrulho, papéis para impressão, papéis decorativos, cartões e cartolinas, papéis de pintura etc.
 
Escolha o papel e comece a escrever :)
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário