sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Música_mais uma arte


Se tem algo que nos acompanha pela vida é a música, muitos devem lembrar-se com certeza de alguma que tenha feito parte de um momento, algumas que remetem para dias alegres e outros tristes, para os pensamentos com alguma pessoa que tenha deixado uma "marca" na sua existência, um lugar interessante etc.

Se neste momento tivesse que pensar numa música, não teria muitos problemas em encontrar uma delas que estivesse associada aos momentos vividos, não é? Quem nunca começou a cantar uma música sem se dar conta do que estivesse a fazer e depois se sentiu "perseguido" pela mesma música ao longo do dia?

O que é música? Segundo a Wikipédia "a música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas)  é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

2 comentários:

  1. Já dizia Beethoven: "Música é revelação mais sublime do que toda sabedoria e filosofia." Sei que não vivo sem música, ela tem o poder de dar um descanso pra mente e um conforto para a alma. Em alguns casos é bem o contrário, estar em algum lugar em que esteja tocando um gênero musical que não gosto é um tormento, hehehe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Nanda!
      Talvez seja necessário ouvir uma outra música que a nossa mente vai buscá-la para confortar estes momentos em que ouvimos algo que foge ao que gostamos. Por outro lado, pode-se pensar na alegria de quem desfruta de outras músicas e o quanto é vasto este universo musical ;)
      Beijos grandes

      Eliminar