segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cinema - A 7ª Arte


Ontem falamos um pouco do filme "Para Roma com amor" e hoje pensamos que seria pertinente comentar sobre algo que já tínhamos pensado antes, mas os temas aparecem e desaparecem. Não há dúvidas que a "Sétima Arte", ou seja, o cinema, atrai muitos admiradores.

Segundo a Wikipédia "A numeração das artes refere-se ao hábito de estabelecer números para designar determinadas manifestações artísticas.
O termo "sétima arte", usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo no "Manifesto das Sete Artes", em 1912 (publicado apenas em 1923).
Posteriormente, foram propostas outras formas de arte, umas mais ao menos consensuais, outras que foram prontamente aceites como o casa da 9ª Arte, que hoje em dia é uma expressão tão utilizada para designar a "banda desenhada" como o é 7ª arte para o cinema.

Este "passeio" pelas artes é o tema que está sempre vivo nas nossas mentes para que exista uma partilha no blog, a ideia surgiu pelo encanto ainda tão amador pela Banda Desenhada, falaremos de Manara entre outros. As paixões por esculturas e pinturas também serão uma forma agradável de viajarmos por este universo.

Para quem deseja aprender mais sobre a origem da "Sétima Arte" http://www.portaldacultura.com.br/artigo_66/a_origem_da_setima_arte

Preparem-se, a viagem pode começar quando menos estivermos a espera ;)

Desejos de uma excelente semana feita com arte.

2 comentários:

  1. Olá amiga Rosangela! Parabéns pelo blog! Já estou lhe seguindo aqui...

    Aproveito e deixo aqui o convite para visitar meu blog, quem sabe não há algo que lhe interesse por lá?
    --> http://BrainStorm20.blogspot.com.br


    Muito obrigada!

    Um grande abraço,
    Ísis.

    (Caso tenha interesse em quadrinhos, visite também: http://QGcomics.blogspot.com.br)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ísis!
      Obrigada por fazer parte deste espaço. Espero que seja uma visitante frequente. Já estou seguindo os seus blogues ;)
      Beijinhos

      Eliminar