terça-feira, 2 de outubro de 2012

A Construção da Identidade

A ideia de identidade é um conceito complexo, mas com base em Charles Taylor só temos o real conhecimento da nossa identidade quando estabelecemos um contacto com os outros, porque precisamos que exista um diálogo interior e exterior. Há a formação de um ideal de autenticidade que é criado intrinsecamente e assim dá ao reconhecimento uma outra importância.
A partir desta perspetiva percebemos que a identidade não é criada de forma isolada, precisa de uma negociação do indivíduo durante toda a sua vida com outros interlocutores, portanto, percebemos a real importância do reconhecimento neste "processo". A noção que se prende é que "a minha própria identidade depende essencialmente das relações dialógicas que estabeço com os outros."(1)
A noção de identidade está ligada diretamente à ideia de reconhecimento. Caracteriza a percepção que as pessoas tem de si mesmas e também das características que as definem enquanto seres humanos.
A formação da nossa identidade é feita "em parte pela existência ou não de um reconhecimento"(2)que pode ser incorreto por parte de quem está em contacto conosco, podendo fazer com que determinadas pessoas ou grupos sejam reconhecidos de forma distorcida pelos outros e gerar na sociedade uma imagem que pode ser de desprezo ou de inferioridade.
Desta forma, existiria uma afetação negativa o que geraria uma "falta do respeito devido"(3) para com estes que foram reconhecidos de forma negativa. Taylor afirma que "o respeito devido não é um ato de gentileza para com os outros. É uma necessidade vital."(4)
Não se esqueça desta "necessidade vital" ;)

1 Taylor, C., A Ética da Autenticidade, Lisboa: Edições 70, 2009, p. 59.
2 Taylor, C., Multiculturalismo, Lisboa: Instituto Piaget, 1994, p. 45.
3 Ibid, p. 46.
4 Ibid, p. 46.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Denis. É interessante perceber que existem coisas tão simples que nos passam ao lado e depois nos encontramos com elas ;)

      Eliminar