quinta-feira, 27 de setembro de 2012

História e Memória

A história e a memória sempre fizeram parte daqueles conceitos que nos parecem familiares e que nem tentamos defini-los, no entanto, existe muito para aprender sobre os mesmos. Podemos pensar na história desde a Antiguidade, sendo Heródoto considerado o “pai da história” e avançar por outros aspectos em que os estudiosos consideram a história muito mais do que uma simples análise do passado, mas um conhecimento do presente.
Quanto à memória, segundo Pollak (1992) além dos acontecimentos, existem outros ‘elementos constitutivos da memória’. Desta forma, “a memória é constituída por pessoas, personagens (...) encontradas no decorrer da vida, (...) frequentadas por tabela, indiretamente, mas que, (...) se transformaram quase que em conhecidas , e ainda de personagens que não pertenceram necessariamente ao espaço-tempo da pessoa.”(1)
Podemos observar que existem situações que nos remetem para a nossa infância e nem conseguimos falar num tempo cronológico, as visitas à casa da vovó e o cheiro da comida que ainda somos capazes de sentir. Por outro lado, contamos situações que nem sabemos se fizemos parte ou não delas, estão enraizadas na nossa memória. Noutros casos, temos a memória coletiva em que alguns momentos históricos parecem que são “nossos”, mesmo que não tenhamos qualquer participação nos mesmos.
Imagine o que as grandes guerras significam até mesmo para quem não as viveu, quem não esteve presente ou para aqueles que indiretamente sofreram os efeitos da mesma. Fazem parte da memória e sentimo-nos parte desta história. O Holocausto traz algo à sua memória?
Uma das ideias importantes sobre a memória é que “é seletiva, nem tudo fica gravado. Nem tudo fica registrado.” (2)
Se passarmos para a forma como guardamos as informações, teremos muito o que dizer sobre a memória, por hoje, terminaremos assim: Como foi o seu primeiro beijo?
Pollak, Michael (1992) “Memória e identidade social”, Revista Estudos Históricos, pp.202-203

4 comentários: